Painel Digital - Método Comparativo de Durkheim.
Painel Digital - Método Comparativo de Durkheim.

                                 1° Trabalho

                               Trabalho de Sociologia

  • Escola: Colégio Origem.
  • Série/Turma: 1° Ano do Ensino Médio.
  • Grupo: Gustavo Usai, Davi Usai, Luís Coutinho, João Gabriel, Samuel Lino e Hugo.
  • Professor: Darley Bernardes.
  • Tema: Sociologia, Método Comparativo de Durkheim.

 

                                Trabalho de Sociologia

                                   (Método Comparativo de Durkheim)

                         (Método Comparativo de Durkheim na Educação)

Definição:

-Método Comparativo de Durkheim:

      Para fundamentar suas pesquisas sociológicas com rigor científico, Durkheim usou o método comparativo através da analogia. Nas regras do método sociológico ele expõe que o método usado para a sociologia consiste inteiramente no estabelecimento de ligações causais:

      Demonstrando, desta forma, que o caminho a ser usado é o da experiência indireta, ou seja, o método comparativo, através de comparações sistemáticas, esclarecendo as associações entre vários fenômenos entre si, como também, pela sua ocorrência frequente em uma determinada ordem de sucessão regular, aplicando-os aos fatos sociais.

      Dissociar a Sociologia da Filosofia ou de alguma corrente de socialismo, a tira de todo o seu caráter ideológico, este é o grande propósito de Émile Durkheim, ao elaborar "As Regras do Método Sociológico". Influenciado pelo pensamento comum de sua época, esforçou-se ao máximo em levar a Sociologia para o campo objetivo. A sua intenção era aproximar a Sociologia das Ciências Físico-químicas e biológicas, extirpando dela tudo que havia de filosófico ou metafísico.

      A primeira preocupação de Durkheim é definir os fatos sociais, campo de ação da Sociologia. Segundo ele os fatos sociais surgem num determinado tempo e passa a determinar o comportamento do Homem em sociedade. Esses fatos se cristalizam na forma de instituições que ele define como sendo "todas as crenças e todos os modos de conduta instituídos pela coletividade".

Quanto a observação dos fatos sociais, Durkheim afirma que como primeira regra, devemos considera-los como "coisas" vendo-os "sob um ângulo em que eles se apresentem isolados das suas manifestações individuais".

      Já com relação a explicação dos fatos socias, uma das primeiras regras da sociologia Durkheimiana estipula que "a causa determinante de um fato social deve ser procurada nos fatos socias antecedentes e não nos estados da consciência individual".

      Durkheim também estava convencido que a Sociologia, assim como as Ciências naturais, podia elaborar leis, desde que seja usado o único método que lhe é apropriado, o método comparativo ou experimental indireto.

 

- Método Comparativo de Durkheim na Educação

 

      Nos últimos 15 anos, o Brasil tem realizado significativas reformas e mudanças em todos os níveis de ensino. Tais como, avanços na ampliação do acesso na redução das desigualdades sociais de acesso; na permanência, com a elevação da quantidade de alunos que concluem o Ensino Médio; na ampliação do número de profissionais da educação e da escolarização dos mesmos; na criação de um sistema de avaliação estruturado e tecnicamente sólido; no desenvolvimento de mecanismos de descentralização da gestão. Enfim, no aumento de políticas, programas, planos, leis, diretrizes e propostas de estratégias para melhorar a qualidade da educação nacional. Ao mesmo tempo, alguns problemas e desafios parecem longe de serem resolvidos. Ainda, é grande o número de alunos que não chegam a completar 12 anos de estudos; a escolarização e muitos programas de formação de professores sofrem com a precariedade e pouca qualidade; muitos alunos têm baixos resultados nas avaliações de desempenho e de aprendizagem; e, muitos que concluem o ensino básico, além de não conseguirem entrar na universidade, também, carregam déficits elementares de aprendizagem; falta clareza em relação à padrões mínimos de qualidade para as escolas e para a educação em geral; há problemas relativos à valorização, proletarização e precarização do trabalho docente; como também impasses com relação a gestão dos recursos educacionais; crescimento dos casos de indisciplina e violência escolar e além desses, a fragilidade e/ou baixa capacidade técnica, desconhecimento e/ou falta de vontade política.

 

 

                                       2° Trabalho

                                  Trabalho de Sociologia

  • Escola: Colégio Origem.
  • Série/Turma: 1° Ano do Ensino Médio.
  • Grupo: Luciano Magalhães e Lucas Freitas
  • Professor: Darley Bernardes.
  • Tema: Sociologia, Método Comparativo de Durkheim.

     

 

 

       Durkheim partiu da ideia de Comte de que a sociedades deve ser vista com um organismo vivo. Também dizia que as sociedades apenas se mantém boas quando compartilham sentimentos e crenças comuns. Partindo dessas e outras ideias fez seus próprios método sociólogo, o mesmo que mias tarde se tornaria um livro.

      Seu método parte de várias ideias centrais, sendo algumas delas: para Durkheim concepções filosóficas e científicas eram insuportáveis , pois acreditava que o conhecimento tinha que vir de fora, de uma observação empírica dos fatos. Os fenômenos sócias são exteriores ao indivíduo, os fatos sociais são uma realidade objetiva, o grupo exercem pressão (coerção) sobre um indivíduo.

      O que é um fato social? Como o próprio Durkheim disse: “O fato social é tudo o que se produz na e pela sociedade, ou ainda, aquilo que interessa e afeta o grupo de alguma forma.”

      Durkheim também observava os fatos sociais seguindo a algumas regras, tais como: os fatos sociais devem ser tratados como coisas, para se estudar os fatos sociais o analisador deve tirar todo o sentimento e a pré-noção em relação ao objeto, o pesquisador deve definir precisamente as coisas sobre e que se trata o estudo para saber bem o que deve explicar e deveria se afastar todo e dado sensível que corra o risco de ser muito pessoal ao observador.

 

 

 

                                        3° Trabalho

                                  Trabalho de Sociologia

  • Escola: Colégio Origem.
  • Série/Turma: 1° Ano do Ensino Médio.
  • Grupo: Amanda Chrystine, Amanda Gomes, Filipe Custodio, Isabella Gomes, Maria Eduarda, Marianne Silva .
  • Professor: Darley Bernardes.
  • Tema: Sociologia, Método Comparativo de Durkheim.

 

 

     David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Durkheim parte da idéia fundamental de Comte de que a sociedade deve ser vista como um organismo vivo, ele estudava a sociedade através dos fatos sociais ocorridos. Mas o que seria os fatos sociais para o sociólogo?

 

"É fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda a maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais” - Durkheim

 

“O fato social é tudo o que se produz na e pela sociedade, ou ainda, aquilo que interessa e afeta o grupo de alguma forma” - Durkheim

 

Levando em conta essas afirmação, iremos utiliza-la para rever os quesitos da violência na sociedade.

 

Toda violência contra qualquer, grupo, comunidade ou pessoa é considerado um fato social, ou seja, afeta a sociedade de alguma forma. A violência pode ser gerada por diversos motivos, religiosos, de opinião, por conta da ma formação do indivíduo ou ate mesmo por falta do conhecimento sobre certos assuntos.

 

Por exemplo, a violência contra as comunidades LGBT estão, na sua maior parte, ligada a opiniões religiosas, falta de conhecimento e aceitação do “diferente”. Esse fato social afeta diversas pessoas em nosso país, onde a taxa de morte de pessoas LGBT vem aumentando por conta do incentivo de pessoas influentes ou alienação por conta de religiões. 

 

Para estudar esse fato, para Durkheim, é preciso saber que: 

 

  • Os fatos sociais devem ser tratados como coisas;
  • A análise dos fatos sociais exige reflexão prévia e fuga de idéias pré-concebidas;
  • O conjunto de crenças e sentimentos coletivos são a base da coesão da sociedade;
  • Destacar o estudo da moral dos indivíduos

 

 

                                4° Trabalho

                               Trabalho de Sociologia

  • Escola: Colégio Origem.
  • Série/Turma: 1° Ano do Ensino Médio.
  • Grupo: Rebecca e Amanda Lopes.
  • Professor: Darley Bernardes.
  • Tema: Sociologia, Método Comparativo de Durkheim.